domingo, 23 de setembro de 2007

CPMF para quem precisa...

Então gente... no primeiro round o governo saiu na frente ao ter a proposta que prorroga a cobrança da CPMF, Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira aprovada na Câmara. A proposta será votada novamente pelos deputados, e se aprovada seguirá para o senado onde passará pelo CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, pelo CAE, Comissão de Assuntos Econômicos, para então ser apreciada em dois turnos no plenário. Passando pelos senadores, segue à sanção presidencial. Tá pensando o quê?! O negócio é bem peneirado, rapá!... ainda sim passa um monte de impurezas!!
Por ano, a CPMF arrecada cerca de R$ 40 bilhões, o que, segundo o governo, é fundamental para a manutenção dos programas sociais como o Bolsa Família. Pois, sem a CPMF, ainda segundo o governo, serão perdidos 80% dos recursos destinados ao SUS, Sistema Único de Saúde, além de prejudicar a cesta da Conab que oferta alimentos a asilos, creches, escolas, e hospitais. Já os oposicionistas alegam que o governo arrecada demais e poderia muito bem abrir mão da CPMF sem comprometer a qualidade da assistência dada à população, havendo até estudos comprovando essa tese, além disso, afirmam também que o governo gasta mal os recursos.

Para mim, leigo que sou; as duas colocações parecem possuir porcentagens de veracidade, ficando difícil saber que opinião tomar. Acredito que R$ 40 bilhões realmente venham a fazer falta para as ações assistencialistas do governo, no entanto, também acredito que o governo arrecada demais e gasta mal os recursos, principalmente no que se refere à ”máquina pública”. As únicas certezas que tenho é a de que a CPMF é boa para o governo, e que eu DETESTO quando tiro o estrato bancário e vejo aqueles centavinhos descontados... parece que estão me beliscando! É como se fossem uns mosquitinhos que vêem, pica a gente e mesmo que não nos incomode de fato, nos suga um pouco e vai embora!

E o pior é que a gente não vê o retorno do investimento que deveríamos ver no atendimento público de saúde!...

Um comentário:

Leandro Marcondes disse...

Hehehehe, boa! Eu também tenho essa sensação quando olho meu extrato. Eu não fazia idéia que eles arrecadavam tudo isso de CPMF.
Legal a idéia do desenho men, ficou massa. Abração!